Todos nós vamos envelhecer. Esse é um processo natural do nosso organismo. Com o avanço da tecnologia e da medicina, as consequências estéticas do envelhecimento são cada vez menores. Um dos procedimentos que promete recuperar o aspecto jovem da pele é o lifting facial.
Essa técnica consiste no reposicionamento das estruturas profundas da face por meio de pontos cirúrgicos. A retirada da pele ocorre de forma moderada, para se obter resultados mais naturais. É muito importante buscar auxílio de um cirurgião plástico de confiança, que seja experiente e certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O procedimento é indicado para correção dos sinais avançados da idade, em pacientes com rugas profundas, aspecto de "rosto derretido" e excesso de flacidez, inclusive em áreas como o pescoço.
A avaliação deve sempre ser individual, pois a cirurgia pode exigir técnicas extras para um resultado satisfatório. Um exemplo é a necessidade de enxertos de gordura em determinadas regiões, bem como a lipoaspiração da papada para complementar o lifting facial em uma mesma cirurgia.
O lifting facial traz benefícios como:
- Rejuvenescimento da pele;
- Ameniza sulco nasogeniano, o que reduz as linhas de expressão;
- Volumização da região de terço médio da face, também chamada de região malar (maçã do rosto);
- Melhora do contorno da mandíbula (definição do pescoço e da mandíbula);
- Cicatrização rápida e saudável;
- Melhora a qualidade de vida do paciente.
Mesmo após realizar o procedimento, é muito importante continuar com os cuidados da saúde da pele, pois o envelhecimento continuará ocorrendo. Lembre-se sempre de seguir à risca todas as orientações do cirurgião plástico, antes e após a realização da cirurgia!